Instruções
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Para você que quer saber como produzir os seus materiais e fechar o seu arquivo corretamente, estamos disponibilizando esse manual de instruções. Leia com atenção e produza os seus arquivos corretamente para evitar futuros problemas tanto para você, cliente, como para nós da gráfica.








CONTAS PARA DEPÓSITO:

* Banco Itaú:

   Agência: 0187 - 

C/C: 05001-8 - 

CNPJ: 08.227.366/0001-00 - 

RAV Serviços Gráficos Ltda

* Banco Bradesco:

   Agência: 98-1 - C/C 79.742-1 - CNPJ: 61.997.755/0001-05 - Vallilo Gráfica e Editora Ltda




GABARITOS
Você deve fazer os seus materiais dentro dos Gabaritos, que são arquivos predeterminados para você fazer a sua arte. A gráfica só imprime materiais enviados dentro desses arquivos. Para obtê-los, você deve baixá-los do site. Eles já possuem as margens colocadas no local correto. Respeite-as para que o seu material não seja prejudicado. Não coloque informações importantes além da margem de segurança, senão elas serão cortadas no refile. O fundo, seja ele vetor ou imagem, deverá ultrapassar a linha de corte, para que não fiquem filetes brancos em volta do material (considerando o tamanho final da página pelo CorelDraw®).

IMAGENS E CORES
Se você usar imagens no seu material, lembre-se sempre de que elas deverão estar em formato Bitmap e no modo de cor CMYK. As imagens devem ter no mínimo 300 dpi's de resolução. Evite fazer materiais com frente escura e verso claro, ou frente clara e verso escuro, isso poderá manchar o lado mais claro do produto, devido a possíveis decalques ainda durante a impressão. Preenchimentos e contornos também devem estar em CMYK. A gráfica não aceitará materiais com cores em Pantone® ou RGB. Por isso, faça sua arte utilizando a Paleta de Cores CMYK. Caso seu arquivo contenha cores em Pantone® ou RGB, converta-as antes de enviar para a produção.

TEXTOS E FONTES
Para evitar problemas com fontes no seu material, você deverá convertê-las em curvas. Deverão ter também mais de 7 pontos de tamanho para obter uma boa resolução e legibilidade. Procure também não utilizar fontes com traços muito finos, para que não perca a sua resolução.

PREENCHIMENTOS COM AS CORES PRETO E AZUL
Para fazer um preto mais "vivo", não utilize o preto com 100% nas quatro cores (CMYK), isso sobrecarrega a máquina e propicia uma chance de manchas no seu material, além de as cores não encaixarem, principalmente em fontes, podendo ficar fora de registro devido ao excesso de cor. Para obter um preto mais "vivo", utilize esta regra C: 25% M: 25% Y: 0% K: 100%. Assim, você evita erros de impressão e tem uma qualidade maior no seu impresso. Esta fórmula você poderá usar para efeitos com Degradê. Uma dica: utilize esta regra apenas quando for fazer um fundo preto, ou quando esta cor tiver um destaque maior na sua arte. Não é recomendado para fontes e objetos pequenos. No caso da cor azul, quando usada, utilize esta regra C: 100% M: 80%, para que seu impresso não saia roxo. Utilize esta regra principalmente quando for usar a cor azul de fundo em algum material.

EFEITOS ESPECIAIS
Se você utilizar efeitos especiais no seu material, você terá que fazer algumas alterações neles antes de enviar o seu arquivo para a gráfica.

- Mistura, Contorno interativo e Extrusão: você deverá separar esses efeitos através do CorelDraw®.
- Envelope, Distorção e Perspectiva:
 você deverá convertê-los em curvas.
- Sombra: você deverá fazer o comando Separar grupo de sombreamento e converter a sombra em Bitmap.

ACABAMENTOS:

- Corte: Se você for fazer um material com corte, você deve marcar o local onde será cortado o produto, com uma linha pontilhada e deixar uma margem de segurança à esquerda e uma à direita da linha de corte. A distância das linhas deve ser entre 2 e 5 mm. Os cortes inferiores a 7 cm, transversais e cortes em cruz não são produzidos pela gráfica. Deve ser utilizado para isso o corte/vinco com faca especial.

- Faca para Materiais Especiais: Faca é uma ferramenta utilizada para fazer alguns acabamentos especiais como vinco, corte especial e meio corte. Quando você for utilizar-se desta ferramenta, você deverá ficar atento a algumas regras para que seu material não saia com erro de corte. Para o vinco, por exemplo, você deverá fazer a marcação do local e deixar para cada lado da linha marcada do vinco uma margem de segurança que vai de 2 a 5 mm, podendo variar de acordo com o material. Além desta marcação, tem o desenho da faca onde irá cortar juto com vinco. O procedimento é o mesmo, linhas de segurança de 2 mm para dentro da faca e 2 mm para fora da faca.

- Dobras: Você tem a opção de fazer uma ou duas dobras nos seus materiais com as gramaturas de papel entre 90 e 150 gramas. Marque o local da dobra no material e as linhas de segurança, que pode variar de 2 a 5 mm. Estas linhas são importantes para que informações do seu material não sejam dobradas e fiquem ilegíveis. Em um material com duas dobras como um folder, por exemplo, o procedimento é o mesmo. Porém, preste atenção no fato de que o folder tem propriedades "espelhadas". Ou seja, a parte da frente (capa) do folder será feita na parte direita do modelo do arquivo. O verso da mesma vai espelhar, ou seja, ela vai imprimir do lado esquerdo. Cuidado com as marcações das dobras, pois as mesmas também espelham. Dobras transversais e em cruz não são produzidas pela gráfica.

Vinco: O vinco é feito pela gráfica para que você possa dobrar o produto posteriormente. Ele só pode ser feito em produtos com gramaturas maiores, como os papéis couchê 250 e 300 gramas. Para este acabamento, também existe a necessidade do desenho de uma faca onde será feito o vinco, a não ser que o material já venha com este acabamento incluso, como é o caso de alguns produtos disponíveis em nosso site, vide gabaritos.

- Verniz: O verniz é utilizado para deixar mais sofisticado o aspecto do material. Quando o verniz é aplicado no material todo, chamamos de Verniz Total, quando é aplicado em algumas partes do material (como em apenas uma logomarca), chamamos de Verniz Localizado. Caso você queira usar o verniz localizado, para dar uma ênfase na sua logomarca, por exemplo, você deve fazer a máscara de verniz. Para fazer esta máscara, você deverá copiar o objeto (no qual você quer aplicar o verniz) em outra página do Corel Draw e pintá-lo de magenta (padrão adotado pela nossa gráfica). Mas preste atenção, ele tem de estar em apenas magenta 100% e permanecer na mesma posição do original, preferencialmente vetorizado.

Serrilha: A serrilha é um picote feito em papel para que ele seja destacado. É utilizada normalmente em ingressos, tickets, e outros materiais criativos. Você deverá fazer uma linha pontilhada no local onde deseja que a serrilha seja feita. Deverá também fazer duas linhas, uma à direita e outra à esquerda da linha que marca a serrilha. Estas linhas servem como linhas de segurança. A distância das linhas deve estar entre 2 a 5 mm.

Furo: O acabamento furo normalmente é utilizado em tags, mas também pode ser usado para fazer cartões de visita. A gráfica disponibiliza furos de 3 e 5 mm de espessura. Lembre-se de fazer o furo também dentro das margens de segurança. Faça uma margem de segurança circular em volta do furo para que você não coloque muito perto dele algumas informações que poderão ser cortadas durante a produção na gráfica. Essa espécie de margem circular deve estar a uma distância de 2 mm do furo.

Cantos Arredondados: É um acabamento que pode ser feito em cartões de visita. No final, eles parecem com cantos de "cartão de crédito". Você não precisa fazer a faca para este material, pois a gráfica disponibiliza uma faca padrão, conforme gabaritos disponíveis para download.

ATENÇÃO: A compra é de total responsabilidade do cliente. Ciente de possíveis erros como alteração de fonte e tamanho em desconformidade do produto comprado. Podendo ocorrer variação tonal de 20%. (as cores da tela do computador ou celulares não são cores fiéis do material impresso, telas são lâmpadas e os impressos são tintas, por isso haverá uma diferença nas cores). Devido a isso não garantimos fidelidade de cor dos materiais impressos. O formato final pode variar em até 2,0mm para mais ou para menos devido ao sistema de produção. Prazo para possíveis reclamações 7 dias corridos e retirada do material 30 dias corridos. Pedido efetuado no site deverão ser pagos em até 5 dia corridos, passando disso o pedido será cancelado.



FECHANDO O ARQUIVO:

Depois de tudo pronto, confira passo a passo todos os itens deste manual, para que o seu arquivo saia do jeito que você quer. Faça o seu check-list:
1) Fontes convertidas em curvas.
2) Bitmap´s em modo de cor CMYK.
3) Resolução das imagens com, no mínimo, 300 dpi´s.
4) Conferir se o arquivo está dentro do Gabarito e obedecendo as margens de corte e segurança.
5) Verificar se preenchimentos e contornos estão em CMYK.
6) Efeitos Especiais do CorelDraw, todos devidamente convertidos.
7) Sombra, Degradê e PowerClip convertidos em Bitmap´s.
8) Cores Especiais como Preto e Azul, estão dentro das regras.
9) Os acabamentos utilizados estão devidamente marcados e com as suas margens de segurança.
10) Desenho de Facas, quando necessário. Verificar se estão na posição correta e com as distâncias corretas tanto de sangra quanto para segurança.
11) Para uma última verificação, verifique se não há mais nenhum item fora do Gabarito, que é padrão da nossa gráfica.